BebidasBebidas docesDoces (inclusive sucos naturais) parecem aumentar o risco de pré-escolares engordarem, sugere uma nova pesquisa. Isso pode ser uma surpresa para os pais que se orgulham de usarem bebidas de frutas sem adição de açúcares.
"Suco definitivamente é uma parte disto", disse Jean Welsh do Centers for Disease Control and Prevention.
Embora o suco de fruta tenha vitaminas, nutricionistas dizem que é inferior à fruta fresca. As novas orientações dietéticas sugerem aos consumidores que ao invés de suco industrializado usem frutas frescas.
"A conclusão, porém, é que as crianças precisam de poucas calorias no seu dia", disse Jean Welsh.
"Bebidas doces são uma fonte de açúcar adicionado na dieta."
Ele disse que pré-escolares teriam uma dieta melhor ao substituírem o suco de frutas por água, leite e a fruta in natura.
A pesquisa de Jean Welsh, publicada na edição de fevereiro da revista Pediatrics, constatou que incluir bebidas doces, uma ou duas vezes por dia, na dieta de crianças com 3 - 4 anos de idade com sobrepeso, dobrou o risco de tornarem-se gravemente obesos um ano depois.
As bebidas doces pareciam ter pouco efeito, em crianças de peso normal.
A American Academy of Pediatrics recomenda limitar o a ingestão de sucos em pré-escolares. Alguns pais e escolas estão prestando atenção.
Um programa desenvolvido em Chicago (Head Start) baniu o uso de suco no ano passado como parte de um esforço anti-obesidade Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, da língua grega pimelē = gordura e ose processo mórbido) é uma doença na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade. Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é vista, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública: o excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, em particular doenças cardiovasculares, diabetes mellitus tipo 2, apnéia do sono e osteoartrite. após a constatação de que um em cada cinco de seus alunos era obeso.
Mônica Dillion, enfermeira de saúde da comunidade para o Howard Area Family Center, disse que a escola pré-primária acrescentou mais frutas e legumes a refeições e mais exercícios ao horário diário. A escola pré-primária nunca serviu refrigerantes.
A proibição de suco não suscitou reclamações, Dillion disse: "As crianças não notaram nada."
Outro estudo seguiu 10.904 crianças (no Missouri), em um programa de nutrição para as famílias de baixa renda. Os pesquisadores analisaram o efeito de bebidas doces em três grupos: crianças normais e com baixo peso, as que estão em risco de se tornarem acima do peso, e aqueles que já estavam acima do peso.
Os pesquisadores compararam altura e peso das crianças em um intervalo de um ano. Eles também analisaram relatórios dos pais descrevendo o que seus filhos comeram e beberam durante um período de quatro semanas no início do primeiro ano. Bebidas de fruta foram incluídas como bebidas doces, juntamente com o suco e refrigerante.
A ligação entre bebidas doces e excesso de peso apareceu para todas as três categorias de peso, embora não tenha sido estatisticamente significante para as crianças normais e de peso inferior ao normal.
Outras diferenças, como a etnia, o peso ao nascimento e uma dieta rica em gordura, não alterou o efeito de bebidas doces.
As crianças do estudo bebiam, em média, mais suco de fruta do que refrigerantes ou sucos de fruta açucarados.
Bebidas doces são ricas em calorias e pobre em fibras. Nutricionistas acreditam que alimentos altamente calóricos e com baixo teor de fibras pode levar a excessos, porque esses alimentos são rapidamente consumidos.
Os autores sugerem que a limitação de bebidas doces pode ajudar a resolver o problema crescente da obesidade na infância. Um em cada cinco crianças americanas está acima do peso, segundo o National Institutes of Health.
/weightloss/more/sweet_drinks_linked_to_preschool_obesity/